Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Sex | 27.12.19

Tomate

silvia lima

Um dos cultivos de complexidade moderada/difícil, dependendo da cultivar.

O tomate S. marzanno, marmande, cereja, são fáceis de cultivar, não há grandes problemas, agora se quiser um tomate mais saboroso, como o coração de boi, tomate rosa e outros do género de pele fininha, mas de sabor excepcional, terá de redobrar os cuidados no manejamento da rega, pois são muito sensíveis a fungos, regar só no pé, molhar a folha favorece a disseminação de esporos de doenças fungicas.

                                                                                                    Sementeira

20190318_124511.jpg

Usei uma estufa pequena com aquecimento para fazer germinar as sementes este ano, muito eficiente,  em três dias, o tomate já tinha germinado.

received_356230864993488.jpeg

Cerca de dois meses depois, transplanta-se para o campo.

Há sempre um período após o transplante de 10, 15 dias em que as plantas estão a restabelecer-se, e é preciso manter a terra húmida, para o sistema de raízes se instalar bem e só ao fim de 15 dias, começar a usar os adubos, líquidos, sólidos ou terra da minhoca (húmus de minhoca)

Este ano usei húmus líquido com leonardita e nitrogénio, para dar um pulo no crescimento e fortificar as mudas, quando o tomateiro tiver uma certa altura e vigor é  hora de dar uma adubação fosfo-potássica, com húmus de minhoca, adubo com estes dois minerais.Se o solo for ácido (Não contém calcário) adicionar cal agrícola ou adubo rico em calcário, fósforo e potássio, evitará assim o aparecimento da podridão apical devido á falta do cálcio. Uma planta indicadora do ph do solo é a hortencia, se as flores forem só azuis, o seu solo é ácido e alguns das suas culturas precisam de um aporte de cálcio, tais como a abóbora, couve flor, couve de bruxelas, tomate...

20190529_140531.jpg

Se a temperatura subir muito, se for uma zona extremamente quente acima dos 26º C, pense em cobrir o chão para manter a terra húmida com palha, ou outro tipo de mulch, que proteja as mudas e mesmo as plantas mais adultas.

Adubação

A adubacao do tomateiro, tem 2 fases, após o transplante , aguardar 10 a 15 dias antes de fazer a primeira adubagem, que poderá ser muito rica em nitrógenio, para dar um start à planta para que a planta cresca bem, ou um adubo do género 10-10-10, a primeira adubação mais fraca, e dez dias depois um pouco mais generosa, se usar húmus de minhoca(terra), não há restrições as doses, porque não queima e contem cálcio produzida pelas próprias minhocas, pode usar chorume de urtigas, que é rico em nitrogénio, e mesmo em termos de adubação, de adubos convencionais existem  a mesma versão  mas biológicos criadas pela mesma marca. Há também estrume em pellets, rico em nitrogénio, muito fácil de usar, tanto biológico como do normal, e o preço costuma ser acessível.

adubação para floração/crescimento dos frutos

A segunda fase de adubacao é feita quando a planta ja se encontra estabelecida, em crescimento visível, e deve ser rica em fósforo e potássio, para que haja cachos de flores que darão os frutos, aqui o nitrogenio nao tem grande papel, e se houver uma adubacao muito nitrogenada, há o risco de desenvolver mais as folhas e o pouco aparecimento de flores e assim menos frutos, um adubo 7-14-14 ou 8-24-24 será bom, o tomateiro num solo como disse atrás, pouco cálcio solo poderá desenvolver uma doença chamada podridão apical, em que o fruto começa a apodrecer na parte de baixo,por vezes as pessoas pensam que se trata de phytophora ou outro tipo de podridão, mesmo adotando todos os cuidados de não molhar as  folhas na rega, regar a horas em que a temperatura esta mais baixa.Trata-se de uma carencia nutricional apenas.

20190607_093551.jpg

Larva de joaninha, devora cerca de 100 pulgões por dia.

20190605_131522.jpg

O primeiro coração de boi de 2019

 

O solo foi coberto com palha com temperaturas a rondar os 35 °C estes dias, para evitar que o solo fique seco, e proteger as raízes dos golpes de calor.

20190423_112257.jpg

 

20190529_141020.jpg