Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Qua | 03.04.13

Trabalhos na horta em Março 2013

silvia lima

Março (continuação)

 

"Em março semeia o teu cabaço".Este é o mês de começar a semear em plena terra as abóboras (cabaço), no quarto crescente, assim como tudo que dá fruto ou produção, acima do nível da terra, aromáticas etc...

Semeiam-se directamente na terra, melões e melancias se o tempo estiver favorável na zona norte, senão o melhor é deixar para o mês de abril.

Convém lembrar que todas as curcubitáceas são famintas por terras ricas em matéria orgânica, desengane-se quem usar "adubo em bolinhas químico" a pensar que terá melhor rendimento, os adubos artificiais nitrogenados favorecem o aparecimento de doenças, só agricultores experientes é que sabem dosear os químicos.

Outro cuidado é  regar com moderação para que não apodreçam, não molhar a rama dos melões, nem flores ou frutos, o melhor é semea-los todos seguidos numa vala com uma vala de rega única e conduzi-los todos na mesma direcção.

 

 

Em março compram-se os últimos arbustos de frutos vermelhos e plantam-se os últimos morangueiros de dias curtos.

Esta semana recebi uma groselheira vermelha no dia da mulher, a melhor prenda que me podiam dar, ãh?! que sorte!

 

Por falar em groselhas, as groselhas de ciclo precoce começam agora a rebentar a folha, as minhas groselhas negras só daqui a um mês é que começam a rebentar, mas as vermelhas já estão com algumas folhas, quero desde já referenciar um produto que sim senhor vale a pena comprar, adicionei humus de minhoca que comprei esta semana no lidl, este húmus é de excelente qualidade a embalagem diz ter 5 litros, mas é muito pesada! a matéria é compacta negra sem "aldrabices" misturadas como é o caso da marca que comprei o ano passado cheia de sementes de maçãs, já usei alguns húmus, mas este é sem dúvida o melhor que usei, voltei novamente ao lidl no dia seguinte para comprar mais 4 embalagens antes que esgote, e assim faço stock.

 

 

bildSão pequenos, mas pesados!

 

Esta semana como estamos em lua nova e esta lua diz-se que não é boa para semear nem plantar, andei então a adubar com o meu húmus de minhoca e a colocar pedrinhas de sulfato ferrososo no pé de algumas árvores, as minhas amoras sem picos (entre outras espécies menos necessitadas), também estavam a precisar de ferro, pois de verde já não tinham nada, outra árvore que beneficiou de ferro foi uma nespereira que a minha mãe tem no quintal carregada de nêsperas já grandinhas, e algumas a ganhar cor, é a primeira vez que esta árvore produziu  no inverno, talvez por causa de um dezembro ameno.

 

 

Abril

 

 

Abril águas mil

 

 

Neste mês semeiam-se as abóboras e os melões na zona Norte, confesso que ainda não semeei, porque o solos estão encharcados de mais, mas não tenho pressa pois até no mês de Maio se pode semear as curcubitáceas. Nem transplantei tomate a não ser que queira que apodreça, o tomate detesta chuva, caso demore muito a chuva a passar, e as mudas no tabuleiro semeadas por mim se estragarem acho que terei de comprar no horto.

O que acontece chama-se murchidão das plantulas, causada pelo excesso de água.

Semeia-se o milho apartir de abril-maio, dependendo das temperaturas e humidade.

 

 

 

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.