Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Ter | 09.10.12

Macadamias

silvia lima

         Uma delícia possível em Portugal?

 

Hawaii Macadamia Nut Association

 

Comprei duas macadâmias antes da primavera de 2012, é uma árvore parecida com o azevinho em termos de aspecto e dá umas nozes deliciosas que se apanham do chão(e só quando caírem ao chão).O preço da macadamia ao kilo é exorbitante, o que fez com que eu resolvesse comprar duas árvores para ver se resulta a reprodução, o preço foi barato(a meu ver) cerca de 14.00€ e pico por cada uma.

 

Em pouco tempo a macadamia triplicou o seu tamanho, por exemplo em dois meses (de fevereiro a abril ) cresceu 16cm, estamos no outono e ela continua a crescer, tornaram-se lindos exemplares.

 

 

As nozes são deliciosas e ricas em gorduras boas que ajudam a diminuir o colesterol, contém  minerais, vitaminas e fibra.

 

As nozes  ao natural são óptimas, assim como a manteiga de macadamia, macadamias envolvidas em chocolate, bolachas com macadamias, bem, tudo é possível!

 

Cultivam-se as macadamias em vários pontos do mundo, os maiores produtores são os Australianos e os hawaianos.

 

                  Cultivo:

 

A árvore tem de crescer em vertical o máximo  possível, porque a árvore em si emite uns estolões prós lados que devem ser cortados e deixar crescer unicamente o ramo central.

Por isso se vir um ramozito a crescer dos lados não os deixe, porque em poucos meses serão ás dezenas, e a árvore não crescerá em altura.

Depois de plantada a árvore, devem-se suprimir as folhas até á altura dos nossos joelhos.

Não gosta de excessos de água e agradece duas adubações por ano com composto bem apodrecido ou húmus de minhoca.

Deve ser plantada numa zona em que esteja protegida de nortadas pois como é uma árvore que cresce muito em altura e de bastante rigidez tal qual como as árvores de manga, o vento pode parti-la facilmente.Por isso agradecem estar plantadas  perto de árvores, muros ou outros que sirvam de quebra-vento.

O cultivo por semente também é possível, mas em Portugal será muito difícil arranjar sementes, tenho uma amiga que cultivou de semente, mas foram adquiridas durante uma viagem aos estados unidos, e o crescimento tem sido muito lento até agora.

 

 

13 comentários

Comentar post