Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Ter | 30.10.12

Árvore de manga

silvia lima

 A pequena deu frutos!(dificuldade: Pensei que fosse mais difícil)

 

 

 Para cépticos, e para entusiastas em cultivo de espécies fruteiras exóticas de clima quente como eu, posso dizer á vontade que as mangas dão em Portugal, segundo a minha experiencia! A zona em que eu vivo é a zona de Ovar, perto de Aveiro, no Norte litoral.

 Tenho uma árvorezinha que carregou tanta, manga que tive de"abater" algumas e quando digo algumas foram mais de dez, para que a pobrezinha não partisse,e u que no meu entusiasmo queria saber o que ela poderia produzir, secalhar hoje não a teria deixado criar mais do que uma, devia ter esperado mais um ano para que ela crescesse e desenvolvesse melhor.

 A Manga emitiu um ramo floral(não sei que denominação se dá) e nesse ramo começaram a abrir milhares(sim, milhares!)de flores minúsculas em que cada flor pode dar origem a um fruto.As flores de manga são flores muito melíferas, atraíram muitas abelhas, de maneira anormal assim como umas moscas enormes, que pareciam tontas á volta das flores, cá a mim, não me cheiravam a nada!

Fiquei admirada pela quantidade de abelhas que uma única planta atraiu, fez-me lembrar uma peregrinação, ou uma ida ao hipermercado ao domingo.

 

 

 

 Mangueira estacada com bamboos, produzindo mangas cidade de ovar(norte portugal)

 

 

 

Este Outono quero ver se transplanto a manga para o quintal, porque está num daqueles vasos, grandes, mas para a manga que pode ter um perímetro de raízes absurdo e uma copa de 30 metros de diâmetro, por maior que estes recipientes sejam,não chegam a nada.

 

A Manga necessita de muito nitrogénio, ela adora e precisa de nitrogénio, ao contrário de muitas fruteiras que têm necessidades de fósforo enormes para a floração e potássio,gosta de solo calcáreo também a Manga rege-se muito mais pelo nitrogénio, adora água, o mesmo não posso dizer dos abacateiros, também estão em vasos , um deles enorme, mas um pouco de água a mais, e zás!Nota-se logo os estragos na folha.

 

adubação para a Manga:

 

Não há coisa melhor do que adicionar uns punhados de húmus de minhoca dois meses antes da floração, o preço e a qualidade é que deixam a desejar, há um húmus de minhoca da siro, foi o único que encontrei e continha mais de 70% de caroços de maçã!Fiquei devastada, porque é um produto caro e ficamos  com caroços por aí espalhados.

 

sou adepta do composto pequário caseiro, e não de pecuária intensiva, adicionado á terra com meses de antecedencia ou já muito bem decomposto na hora de plantar, transplantar ou semear.

 

Mais tarde como adubação de fundo colocar um pouco de farinha de sangue , já na fase em que a árvore não está mais na dormência, mas sim no seu período activo de crescimento.A farinha de sangue é muito nitrogenada e é admitida na agricultura biológica.

 

Outra coisa que as Mangas gostam é de solo ligeiramente calcáreo, eu adiciono cal apagada duas vezes por ano.Também costumo pôr ferro, para a manter verdinha, mas faço isto com todas as minhas árvores, existem uns saquinhos de 1kg que rondam os 1.00€ a 3.00€, dependendo das marcas e dá para anos no meu caso.Não adubar as árvores ao chegar o Outono, porque elas entrarão na dormencia e os adubos, quaiquer que eles forem prolongam a fase activa da planta.

 

Diário da manga (Tommy atkins)

 

Janeiro-março

 

Cobriu-se a árvore com manta própria, assim como os abacateiros.

 

26 de Abril

 

Nesta data a árvore de manga produziu dos ramos  que cresceram de dia para dia até ficarem com cerca de 30 cm.

 

24 de Maio

 

Os ramos atingem o auge da floração.

 

3 de Junho

 

Já os ramos estão cheios de mangas minúsculas.

 

22 de Junho

 

A floração cessou e as mangas já têm quase 1cm.

 

5 de Agosto

 

Tive de abater cerca de 10 mangas saudáveis já com 10-15cm, e deixar três para não comprometer a saúde e porte  da árvore.

 

Setembro-Outubro

 

Já se comem as mangas, tamanho médio-grande.

 

 

A próxima compra será a aquisição de uma mangueira Palmer, tem cor vermelha como predominante e amarela como secundária, dizem ser menos fibrosa.

 

 

 

 

 

18 comentários

Comentar post

Pág. 1/2