Quando estive em inglaterra fiquei fascinada com os ingleses, os seus quintais maravilhosos cheios de bagas deliciosas "mesmo á mão de semear"
O respeito por esses arbustos frutíferos é tão grande que chegam a ter as denominadas silvas no fundo do quintal só para terem amoras silvestres na época delas, eu e os meus cunhados fomos com uma tijela apanhar umas quantas ao quintal dum vizinho, do lado de fora da rua.
Outro fruto que é uma delícia é a groselha-preta também há quem lhe chame cassis, provei sumo de groselha preta e adorei, são riquíssimas em vitamina C e antioxidantes, e na inglaterra durante os tratamentos a pacientes com cancro têm deste sumo para que os pacientes tomem antes e depois dos tratamentos.
No mês de Março fui a uma loja Continente-Modelo e encontrei as groselhas pretas prontas a plantar baratíssimas, comprei logo duas, nem chegou a dez euros as duas e estavam muito desenvolvidas e bem tratadas.São exigentes em composto, elas querem um solo rico e fértil.
Tenho o meu arbusto de gojis no meio das duas groselheiras, mas vou ter de mudar as groselheiras pois as necessidades são diferentes.
A produção média de um arbusto de groselhas é de 4,5-5,5 kg de fruta por ano, não é uma planta melindrosa é resistente ás pragas e doenças. A colheita situa-se entre julho e agosto.As groselheiras dão uma espécie de cachos.
As groselheiras pretas dependendo da espécie, são mais doces do que as vermelhas, estas últimas são intragáveis quando cruas, só servem para compotas.
Deixo aqui as fotos de um bom livro sobre frutos e suas culturas que não deve faltar na prateleira de um amador, com boas dicas,muitas fotos, 352 páginas.
O melhor livro publicado até hoje