Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Seg | 03.10.11

plantar e transplantar morangos

silvia lima

Este mês é um bom mês para transplantar ou plantar morangos, no mês de novembro também é, mas depois disso ao ar livre não se deve plantar mais pois as raízes têm de se estabelecer no solo, fará muito frio, e a planta entrará em dormencia antes de ter criado raízes.

 

 

 

 

 

No final de setembro ainda há espécies de dias longos que estarão a dar filhotes.

Vinte e cinco pés do ano anterior poderão se duplicar e atingir os 175 pés inclusive, dependendo da qualidade do morangueiro, Há morangueiros que dão mais filhotes do que outros.

Também nada de pôr adubo rico em nitrogénio a primeira letra da fórmula NPK, (nitrogénio-phosforo-potássio), o único adubo que se pode colocar é adubo que só tenha fósforo, porque o fósforo ajuda no sistema radicular (raízes) das plantas e pré-floração.

 

Não se deve colocar nitrogénio, porque faz com que o morangueiro se desenvolva e nós queremos que ele entre em dormência, senão não será produtivo.Tal como as framboesas e outros frutos silvestres o morangueiro precisa de temperaturas baixas e muitas horas de frio.

 

 

Quem tiver adubagem verde ou animal muito decomposta mesmo não necessita de adubos químicos, aqui em portugal nunca vi farinha de osso á venda, no brasil há muito, na frança há e chama-se corno triturado, que são os chifres do animais, ricos em fósforo. Essa farinha de osso são de restos de animais, depois de queimados.

 

Quem for comprar morangueiros, tenha o cuidado de comprar de uma estufa ou a alguem que tenha mudas novas, em que as mudas ainda estejam verdes e novas, os morangueiros comprados ao molhe em alguns sítios, já são velhos e com mau aspecto, pela minha experiencia produzem pouco.

 

 

3 comentários

Comentar post