Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Sex | 21.06.13

Galinhas poedeiras (os nossos amorzinhos emplumados)

silvia lima

Ovos caseiros de verdade

 

 

 

          6 de Maio

 

 

 

 

Comprei  na semana passada 3 galinhas poedeiras, na frança são conhecidas pelo nome de galinha russa já com 4 ou 5 meses de idade, para termos ovos frescos.O próximo passo será adquirir uma série de pintainhos quando o tempo aquecer mais, cria-los á parte até já estarem grandes o suficiente para que os juntemos todos.Também estou a pensar adquirir codornizes.

 Os ovos de galinhas criadas no exterior com luz solar e verduras frescas, fazem com que seus ovos e carne sejam mais ricos em ácidos omega.

A alimentação delas é importante, tem que se dar uma"dieta " equilibrada que atinja o nível de proteínas necessário.

Encontrei uma mistura de cereais pura com milho, trigo,etc...só que não atinge o nível de proteinas que precisam, uma dieta pobre em proteinas pode levar á bicagem.

Tenho pesquisado sobre os germinados, e já ando a fazer umas experiencias.

 

 

São muito giras e fofas e nada assustadiças,é mesmo próprio da raça, deixam-se acarinhar e até parecem gostar! só receiam o Sr. gato (que é o nome de um dos meus gatos) que faz macacadas, atira-se á rede do galinheiro e começa a trepar por lá acima.Pelos vistos esta raça dá ovos até mais não, cerca de 300-315 ovos por ano.

 

 

 

                                                     21 de Junho

 

 Adquiri mais 15 poedeiras novas com 21 dias. Há um ditado que diz, galinhas de S.João pelo Natal, ovos dão. Então lá me despachei a comprar umas quantas.

 

Construimos uma capoeira, comprei palha e distribui-a pelo chão numa camada de 10-15cm, exceto onde estão os comedouros e bebedouros.

Estão a comer farinha especial de cria, mas estou a pensar dar germinados,daqui a dois dias,pois resultou bem com as galinhas poedeiras crescidas, tem alto grau de apetencia, no caso das poedeiras adultas conjugo milho partido que tem 0% de proteína, germinados de trigo, muitas couves frescas e algumas frutas frescas, damos soja nossa, ainda tenho pouca, mas semeei um talhão no final de maio, vamos ver no que dará.

 

As galinhas russas que comprei são chamadas poedeiras comerciais, resultam de um cruzamento entre duas raças diferentes, as fêmeas nascem amarelinhas e os pintaínhos machos nascem brancos, sempre.

As fêmeas são leves e pequenas, quando começam a pôr, o apetite aumenta, assim como no pico da postura, elas terão muito mais apetite, mas asseguro que põe ovos sem parar durante semanas.

As galinhas que desde cedo ficarem com a crista vermelha e depois vermelho super vivo, são aquelas que porão ovos maiores e quase sem paragem, são também aquelas que irão pôr mais cedo, as de crista vermelho alaranjado amarelada, com crista baixota, põem ovos mais pequenos e começam a pôr mais tarde.

 

Gostei desta aquisição as três galinhas que tenho, dão uma média de 19 ovos por semana, já puseram 21 ovos por semana, porque estão no pico da postura, para uma família de 3-4 pessoas pessoas que gostem de ovos, três galinhas são o ideal.

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.