Segunda-feira, 15 de Abril, 2013

  Amoras(as foto abaixo algumas não são minhas, mas são fieis ás variedades descritas, a minha máquina fotográfica avariou novamente , entretanto porei aqui das minhas,já tenho quem me empreste camera)

Vou começar pelas amoras de variedades que tenho em casa em vasos.

 

Rubus fruticosus

 

Quem é que nunca andou ás amoras quando era pequenino?E elas picavam bem! Graças a Deus que o Homem inventou as amoras sem espinhos!Existem inúmeras variedades, as precoces, que começam a sua produção no princípio da primavera, as semi-precoces e as tardias.

 Vou falar das que tenho, como trato delas e que vantagens têm.

 

 

 

Black Satin

 

Não há nada melhor do que começar as colheitas do que com esta amora precoce no quintal! Elas são grandes e gordas!Começa a florescer por vezes em Março, como foi este ano, e a apanha dá-se por volta do mês de junho até setembro e inclusive outubro!Tem um tempo de colheita alargado o que gosto.

 Esta variedade é vigorosa e até produtiva, as frutas são grandes, um pouco adocicadas e aciduladas ao mesmo tempo, o fruto é mole.

Boa escolha para se usar em pastelaria em doces, tartes, e doces de conserva por ser produtivo e acidulada.Também se podem fazer sumos.

 

Variedade sem espinhos, tornando a colheita mais fácil.

Esta amora é muito vistosa podendo ser usada nos jardins, um pouco de sulfato de ferro apartir de Dezembro, no mês de Março, em julho e setembro dará muita saúde á planta, e ela fica lindíssima,nunca pôr nenhum tipo de adubo ou outro produto na hora da plantação a não ser: humus de minhoca ou estrume completamente compostado, outras coisas irão queimar as raízes.Convém esperar cerca de dois meses depois de a transplantar ou plantar para lhe dar algum tipo de suplemento.

Não gosta de estar com as raízes encharcadas, mas não é exigente a nível de ph nem de consistencia de solo.

 

No fim da época de frutificação, apartir de Novembro até ao mês de março cortar as estacas que frutificaram até 1 cm do solo,os ramos que frutificaram este ano, darão origem a novos pézinhos, á medida que estes forem crescendo coloque uma estacas fininhas ou canas fininhas para que se endireitem e amarre as novas estacas para que não tombem apartir de 20cm mais ou menos, mas não aperte muito!Deixe uma folga para que cresçam e engrossem.

 

     

 

   Black satin em floração, as flores são cor de rosa(foto quinta tropical)

 

 

 

 

 

 Amora black Satin em formação(foto quinta Tropical)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amora Loch Ness

 

Esta é outra variedade que adquiri, também não tem espinhos, li em qualquer lado que pode produzir 10kg por pé, mas só vendo porque é o primeiro ano que a tenho e já li muitas coisas de muitas plantas que no fim de contas não batem certo.

A distancia de plantação tem de ser de 1,50 metros entre elas, devido ao seu vigor á sua produção e envergadura(porte)

É muito usada na pastelaria francesa como decoração pois é muito brilhante, negra e emite uns reflexos violeta e azuis lindos.Cada baga pesa cerca de 4 gr.

Tem um crescimento fenomenal, os novos rebentos chegam a crescer 50cm por semana e as minhas estão dentro de um vaso médio!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amora-Framboesa Tayberry

 

Cruzamento entre amora e framboesa

Cresce em média cerca de 1.50m,por vezes pode atingir os dois, ou mais metros, depende da alimentação, do espaço ; se está em vaso grande ou pequeno, se está na terra, etc...

 

É espinhosa e de porte frágil, as folhas são muito "tenras"  e os caules finos se compararmos com as amoras mansas ou até com framboesas.

O fruto é alongado e bonito.Dizem ser boa fonte de minerais, entre eles cálcio e magnésio, a distancia de plantação convém não ser menor do que 70cm entre elas.Eu daria mais espaço de plantação caso não a estacasse e conduzisse o seus ramos finos para cima, os seus ramos têm grande crescimento e precisam de pelo menos dois ou três metros para se espalharem pelo chão.O ideal quanto a mim é não deixar os ramos crescerem pelo chão e deixa-la crescer em altura para que os frutos não se sujem e para se ganhar espaço.O fruto pode ser comparado ao da framboesa e pode ser até mais saboroso do que algumas variedades de framboesa.

 O crescimento de novos rebentos é visível de dia para dia , tirando o seu aspeto frágil é resistente á doenças, ela após a produção de fruto e poda, dá uma boa produção de rebentos novos, o que é interessante e rentável, pois esses darão fruto no ano seguinte.De um pé fazem-se imensas estacas em apenas dois anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

groselha vermelha

ribes rubrum

 

 

Variedade junkeer van tets(vermelha)

 

É uma das mais vigorosas, a floração dá-se por volta de abril e a colheita em junho.

Calibre grande, o aspecto  dos frutos são longos cachos vermelho-vivos ligeiramente acidulados, o sumo é escuro.

Tenho dois pés desta variedade e já propaguei estacas novas.

Pode cultivar-se em vaso, as raízes das groselheiras vermelhas são até muito superficiais, logo o interessante é estar num vaso mais largo do

que profundo.Os frutos colhem-se quando passarem de rosa a vermelho escuro e colhe-se o cacho inteiro.

 

Pode-se ter a groselheira podada em forma de árvore, deixando crescer uma estaca única até certa altura e ramificar como uma árvore, pode-se deixar ramificar logo junto ao solo como as groselheiras negras obtendo um arbusto denso e com grande produção ou deixar crescer um cordão único junto a uma parede por exemplo se não tiver largura para poder ramificar, este método pode ser usado nos passeios onde passa o carro para as garagens junto á parede, em canteiros estreitos, é também uma boa forma de se fazer uma sebe-gulosa.

Aliás todos os frutos desta página podem ser usados como sebe.

O único senão das groselhas é demorar a dar frutos, as minhas plantei-as no outono e não deram fruto esta primavera-Verão, se demorarem a instalar o sistema de raizes elas atrazam a produção, mas se tivermos cuidado com as raízes no transplante pode até de ter sorte.É uma questão de sorte.As groselhas pretas então podem por vezes demorar dois anos a dar fruto depois de se instalarem.

 

 

 

 

 

 

 

 

Framboesas

 

Variedade Heritage

 

Estou satisfeita com esta variedade, desde março que está cheia de botões prestes a abrir, é produtiva e remontante , dá uma produção durante um tempo pára e recomeça mais tarde até ao outono.

Gosto do seu porte, muito erecto, quase nem precisa de suporte, a não ser que esteja muito carregada de fruta, o que pode acontecer. porque é muito produtiva.

Os frutos são bons, doces e menos ácidos comparados com outras variedades, são médio-grandes.São daqueles frutos silvestres que a par dos morangos e algumas espécies de framboesa podem-se comer ao natural, sem ser preciso adicionar açucar.

 Também gosto desta espécie porque dá muitos rebentos novos, é uma das poucas framboesas que dá muita produção de novos rebentos.

 

FRAMBOISIER HERITAGE

 

 

 

 

 

Framboesa amarela fall gold

 

Tenho já alguns pézitos a produzir desta framboesa,já faz três anos, são amarelas redondinhas muito mais doces do que as variedades cor de rosa, a fallgold começa a produzir entre junho e setembro.Vale a pena experimentar cultivar porque são muitissimo doces e não se vêem á venda.

Esta framboeseira alcança uma altura de 1,20 cm, no máximo, a frutificação dá-se nos ramos que nasceram no ano anterior, nota-se que são mais velhos pois são castanhos, os deste ano são verdes na base, e só para o ano darão flores, esta regra é para todos os frutos vermelhos que acima falei, amoras inclusivé.

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por silvia lima às 10:08
 O que é? |  O que é? | favorito

Olá, eu queria iniciar uma plantação de framboesas...mas em Lisboa nao conheço nenhum local onde possa comprar pes... pode-me ajudar?


Obrigado!
Pedro Garcia a 11 de Julho de 2013 às 19:09

Em minha opinião deves procurar nas feiras grandes a volta de Lisboa. Eu compro tudo na feira de Leiria e Batalha. Encontro tudo a bons preços, boa qualidade e até as mais raras arvores tropicais! A partir de Setembro ou Outubro já esta tudo a venda. Boa Sorte!
Luis Godinho a 12 de Julho de 2013 às 22:49

No Olival Basto (metro Sr. Roubado) há uma loja que vende de tudo para agricultura e agropecuária. São 5min a pé do metro à loja : https://maps.google.pt/maps?saddr=Rua+Her%C3%B3is+de+Chaimite&daddr=metro+senhor+roubado&hl=pt-PT&ie=UTF8&ll=38.788011,-9.17043&spn=0.005402,0.010332&sll=38.788034,-9.170634&sspn=0.005402,0.010332&geocode=FYzkTwId8Rt0_w%3BFdnSTwIdTgt0_yktUXF0ozIZDTEdGryUU74RFg&dirflg=w&mra=ltm&t=m&z=17
Raquel a 1 de Outubro de 2013 às 00:52

Olá Pedro, não te posso ajudar porque não sou daí, tens de visitar os viveiros/hortos da tua zona, ou pela net , há um que é o horto do Rossio, se não estou errada, pode ser que tenha, as minhas mudas encontrei-as no horto da minha cidade que acho muito completo e mando vir da França através da net espécies que não há cá ou que são mais baratas mesmo com transporte.
Existe um viveiro no porto em Fanzeres que vende algumas espécies ao cento e mandam por transporte, tem página na net , viveiro albar.Mas aconselho a quem lá vá comprar que escolha as espécies pessoalmente, porque já mandei vir coisas e chegaram outras.
 Que espécies procuras?
silvia lima a 12 de Julho de 2013 às 16:18


Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


últ. comentários
Olá Sr. Manuel, eu não tenho um só terreno, tenho ...
Olá,Agora que está a chegar o bom tempo vou concet...
Não percebi da leitura que fiz dos vários artigos ...
Olá, a cinza de madeira é a melhor,não se devem us...
Também por acaso... e após muita insistência local...
Boa tarde, estive pesquisando pois tenho algumas p...
Olá Silvia!Hoje, casualmente, descobri o seu blog....
.Boa tarde;A curuba é mais resistente ao frio do q...
Não se preocupe, o goji é um arbusto dos himalaias...
Parabéns pela sua cordialidade e paciência em divi...
se tiver facebook  adicione-me á sua lista de...
Boa tarde, Ajudou sim, muito obrigado pela dica. Q...
Vivo em portugal, e as mangas ficam super doces as...
olá Catarina, não sei o preço ao kilo, mas que é m...
Olá Cintia, você mora no rio grande do sul certo?C...
Olá Bruno, desculpa estar a responder-te tão tarde...
Olá Paula, isto aqui na minha zona compram-se as g...
A muda é de semente, semeada por si? ou comprou a ...
Boa noite,Estou tentando  desenvolver uma muda de ...
Ola boa tarde, gostaria de saber onde comprou as s...
Gostava de saber se já chegou a abrir&nb...
Alguem conhece alguma producao/produtor de goji em...
Oi Silvia, confesso que estou encantada com esta f...
Temos um abacateiro que nasceu duma semente de aba...
Fiquei contente de encontrar este blog pois a info...
Encontrei o seu blog por acaso e estou a gostar mu...
Olá boa tarde..Através de pesquisa encontrei o seu...
olá gostei muito de seu blog gostaria de saber ond...
Obrigada Silvia pelos conselhos.
olá, eu como as bagas frescas, podem pôr-se no iog...
Boa noite a todos se alguém me souber responder ag...
Adoro as manga Palmer sao muito saborosa.Adorei as...
Muito bem fico á espera, está combinado!
Obrigada Sílvia! Daqui a uns tempos venho aqui rel...
olá Marlene, sim pode plantar, o tempo está chuvos...
No Olival Basto (metro Sr. Roubado) há uma loja qu...
Olá Sílvia. Muito obrigada pelo seu comentário.Par...
Olá Marlene, nos solos argilosos não dá, as micro ...
Olá Sílvia. Queria perguntar-lhe em que tipo de so...
Olá Mário, esta variedade comprei-a no viveiro eur...
Boas,tenho imensas framboesas no quintal, mas sao ...
O facto de ser mais rico do que arenoso, é bom, de...
Obrigado Silvia, é sempre interessante ouvir opini...
Olá Fernando, pois...não sei responder-lhe de form...
José eduardo, parece-me, que é excesso de água o p...
Corriola???Isto é uma variedade de castanhas?
Olá Silvia, os meus gojis com ano e meio de  vida,...
Silvia muito obrigado pela enformaçã...
olá Alberto, não sei há quanto tempo tem o goji , ...
Tenho um goji k da muitasflores mas nenhum vinga ...
arquivos
pesquisar
 

blogs SAPO


Universidade de Aveiro