Quinta-feira, 24 de Janeiro, 2013

Novembro

 

 

Novembro é mês de :

 

                                        Cebolo (cebolas)

 

 É neste mês que a maioria das pessoas começa  a semear o cebolo, que se transplantará para campo aberto mais tarde.

É favorável semear no quarto minguante para que não espigue e se estrague.

 Acho muito útil semear o cebolo nas caixas de esferovite, evita perdas de água e é mais fácil cobrir o tabuleiro de esferovite para evitar certas pragas do que se estiver semeado no chão, cobrindo evita que a geada caia nas coisas, basta colocar um pau a meio e ao alto enterrado num alvéolo, colocar daquelas "mantas" brancas que se usam para cobrir plantas e árvores e já tem uma "estufa" improvisada, apanhe por baixo do tabuleiro as pontas da manta.Num tabuleiro com cerca de 150 alvéolos pode ter-se mais de 300 pés de cebolo, se se semear 3 sementes por alvéolo pode-se ter no tabuleiro 450 pés de cebola.

 O tabuleiro de 150 alvéolos dá também para alho francês, pimentos, tomate e até para meloas.Quando tirar o cebolo para transplantar já pode semear outra coisa nele dando utilidade ao tabuleiro durante todo o ano.

 

 

 

 

 

 

                                          Árvores, poda e transplante

 

Começam-se a podar as árvores que entraram na dormência, excepto cerejeiras que convém podar no verão a fim de deitarem a resina para se protegerem.No caso das cerejeiras podar não dá origem a mais produção de frutos, como as outras fruteiras, a poda será mais com a finalidade da formação que queremos dar á árvore.

as videiras podam-se em dezembro para evitar que brotem antes do tempo, podendo os novos rebentos queimar com as primeiras geadas da primavera.

 

Novembro é bom mês para plantar árvores novas por estarem em plena dormência.

 

Este é o último mês para transplantar morangos de dias curtos.Se transplantados entre janeiro em diante, não darão grande produção nem irão ter muita quantidade de filhotes, já me aconteceu isso, por isso estar a dar esta dica.

 

Neste mês semeiam-se as cabeças de alho, para que se obtenham bons alhos é preferível semear os melhores e maiores dentes de alho que tiver a fim de obter melhores resultados, descarte aqueles meios murchos ou com manchas estranhas.

 

             

                       Lavrar terra

 

Bom mês para se incorporar estrume vivo (quente) que ainda não está decomposto(na zona que vai ser cultivada só apartir de Março), bom mês para lavrar a fundo e ao mesmo tempo inserir o estrume.Em terras argilosas encorporar areia ao lavrar e estrumar é uma mais valia, este é o caso do meu terreno que adquiri, é super argiloso, rico em minerais , mas um pouco pesado, se eu cultivasse milho, nao precisava de o regar, mas no meu caso que quero plantar árvores como cerejeira  não me favorece nada, logo terei de arranjar uma camioneta de areia pró sítio.

há um ditado que diz: Se queres fazer inveja ao teu vizinho, lavra e estruma no S. Martinho.

 

 

            Propagação de estacas lenhosas e semi-lenhosas

 

Esta semana podei ramos de groselha negra e plantei-os, a isto chama-se propagação por estaquia, fiz o mesmo com alguns ramos de goji e algumas roseiras.

 

Transplantar as framboesas nesta altura também é boa ideia, este ano não é o caso, ainda não pude transplantar as framboesas porque o clima como está, quente e abafado, em vez de entrarem na dormência começaram a dar frutos agora em novembro!Por isso, as nogueiras estarem atrasadas em alguns hortos como me disse uma amiga.

 

No mês de novembro pode-se semear as ervilhas, "até ao Natal, meio ervilhal ".

 

No mês de novembro semeam-se algumas forragens e cereais de sequeiro, por isso se tiver galinhas ou outro gado e terreno, semeie forragem, feno por exemplo para ter a sua própria palha, a palha também pode ser adicionada ao compostor para produzir húmus, que é o que eu estou a pensar fazer, assim como produzir palha e até grão antes de comprar os pintainhos(lá para maio), vamos a ver...primeiro a palha e o milho a caminho e depois os pintainhos.Se produzir aveia terá palha e grão.

 

 

DEZEMBRO


"se queres bom alhal semeia-o pelo Natal"

 

No mês de dezembro procede-se basicamente igual ao mês de novembro.

Este mês é um bom mês para podar as fruteiras e as videiras se estiver muito frio, caso contrário irão despontar da dormencia antes da hora.

Continuar a nutrir e alimentar a terra com estrume, há quem faça calagens nesta época, mas penso ser um erro fazer calagem sem se saber ao certo o ph do solo.

Há sítios onde as cooperativas agricolas fazem isso de graça, mas o teste em si ronda os 15€ com análise de outros dados relativos ao solo.

Lavrar a fundo pelo menos de cinco em cinco anos, nestes meses de frio os pássaros agradecem pois ao lavrar expoe os bicharocos aos pássaros e como há falta de alimento nestes meses, ficará com menos pragas na terra.

 

Janeiro

 

"janeiro fora mais uma hora"

 

O frio ainda está para vir, só neste mês cubro algumas das fruteiras exóticas, deixo-as adaptarem-se ao clima, considero o mês de fevereiro o pior, o mais frio e em março já descubro as mangas e os abacateiros.

Há quem comece a adubar quimicamente em janeiro com a fórmula 10-10-10.Eu ponho um punhado de húmus na hora nas fruteiras e outros antes de começarem a dar e em 10-15 dias no máximo, por vezes em 5 dias faz o efeito, é mais rápido e mais barato* além de que estou a nutrir a minha terra enquanto muitos estão a lixiviar os  terrenos e o pior é não saberem disso.

Mais um aparte, a minha mãe colocou estrume de coelho num pé de chuchu e os chuchus ficaram gigantes, nunca tinha visto tal.A minha mãe já teve um pé de chuchu encostado a  um de tanque de água há muitos anos e usava o adubo sólido em bolinhas e nunca deu tal produção nem chuchus tão grandes, por isso tá visto não há químico que bata os métodos naturais.

 

* se o húmus for de qualidade, ou se for feito por si de forma correcta

 

Neste mês ando a organizar as minhas sementes e a fazer calendários de sementeiras do que vou semear em zona coberta ou ao ar livre.

Há pessoas que neste mês semeiam o tomate em estufa, uma prima minha já semeou debaixo de cobertura plástica improvisada os tomateiros em novembro.Também se semeiam os pimentos em estufa e tomate.

 

Este ano de 2013 tudo anda estranho, as minhas framboesas não pararam de produzir nem no Natal nem em janeiro, assim como alguns morangueiros, é sinal de que o clima está alterado, vai ser mau para as cerejas e kiwis que precisam de adormecer a temperaturas frias.

 Podam-se  as vinhas, kiwis etc...

 

 

Fevereiro

 

"Por S.Matias começam as enxertias" 24 de fevereiro

"Por S. Matias noites iguais aos dias"

 

O mês de Fevereiro para alguns agricultores começa a ser o primeiro mês do ano para começarem as sementeiras e outros trabalhos.

 Este mês vou pôr um correctivo orgânico nas cerejeiras, groselheiras e se o tempo permitir sulfatar com calda bordalesa algumas árvores para prevenir alguma bicharada.

No outro dia perguntaram-me se a calda bordalesa serve para proteger do frio.O que sucede é que no tempo frio (de gelo) ao amanhecer os raios de sol ao aquecerem as fibras lenhosas das árvores e como estes se encontram enregelados podem causar danos irreparáveis nas árvores, este ano ainda não tivemos esse frio, mas há aqui um pouco de confusão, usa-se sim a calda bordalesa, mas tem de se adicionar 20% de barro, e preparar esta calda para pincelar os troncos.

A calda bordalesa é usada para prevenir doenças cryptogamicas e bacterianas e alguns tipos de pulgões, lagartas e fungos.

É bom haver alguma neve ou gear em janeiro-Fevereiro para que haja quebra de dormencia para todas as árvores de fruta caducas, sobretudo naquelas mais exigentes em horas de frio.Podam-se as framboesas e outras árvores ou vinhas este é o último mês para este tipo de trabalho.

 

 

 

Março

 

Em março continua-se a administrar correctivos orgânicos específicos para cada espécie, morangos não remontantes fósforo e potássio, se a terra estiver estrumada do ano anterior não convém colocar nada azotado, pois o azoto não dá bom sabor ao morango.

Existem adubos líquidos da marca ADP linha biológica(ver produtos biológicos) muito bons para se usar em algumas culturas, ou se possível em todas, ricas em aminoácidos para quebrar a dormência de muitas espécies, usava-se um produto que se chamava dormex, que foi proibido, devido ao seu efeito prejudicial, com a mudança de atitudes relativas ao meio ambiente e á saúde humana coisas têm mudado e cada vez mais iremos encontrar produtos naturais e de qualidade a preços mais competitivos.

Este é o mês de sementeira e plantação, as temperaturas estão estáveis e há abundancia de chuva, por norma.

 este mês é o último mês para plantar árvores de raiz nua (aquelas que têm a raíz envolvida num saco preto), mas poderão plantar-se árvores que estejam á venda dentro de vasos ou contentores.

Neste mês fazem-se os tratamentos de prevenção contra os pulgões, não usar produtos perigosos se as flores estiverem abertas, pois matarão as abelhas, que são necessárias para que haja polinização e frutificação.

 

 

 

 

              Tempo de utilização médio de cada cultura

 

               (para calcular rotações de culturas)

 

  jan. fév. mar abril mai jun jul. agost set. out. nov. déz.
alho  X X X X X X X X        X
beringela   X X X X X X X X X    
Acelga     X X X X X X X X X  
beterraba       X X X X X X X X  
cenoura      X X X X X X X X X  
aipo de folha      X X X X X X X X  X  
couve rábano      X X X X X X X X    
Chicória        X X X X X X X    
brócolos      X X X X X X X X  X  
Couve-flor      X X X X X X X X    
couve coração/repolho     X X X X X X X X X  
          X X X X X X    
physalis     X X X X X X X X    
cornichons         X X X X X X    
abóbora       X X X X X X X    
Courgette       X X X X X X X    
chalotas   X X X X X X X        
Espinafre de inverno               X X X X X
Anis       X X X X X X X    
Favas   X X X X X X          
Feijão         X X X X X X    
                         
Alface     X X X X X X X X    
Canónigos              X X X X X X
milho doce        X X X X X X      
Melão        X X X X X X      
Nabo de inverno             X X X X X  
Cebolas de conserva  X X X X X X X X        
Pastinaca/cherovía     X X X X X X X X X X
pimentos e pimentas   X X X X X X X X X    
alho francês   X X X X X X X X X X X
ervilhas   X X X X X X          
Batatas de conserva     X X X X X X X      
Rabanetes     X X X X X X X X    
Rúcula     X X X X X X X X    
Tomate   X X X X X X X X X    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por silvia lima às 10:34
 O que é? |  O que é? | favorito

Sim já experimentei as estacas de goji e pegam bem. Mas experimentei fazer essa operação pouco antes de chegar a primavera e acabaram por rebentar com bastante força. Esta zona de Ovar parece ter bom clima e bom solo para este tipo de plantas.
Cumprimentos!
Marco Rebelo a 12 de Novembro de 2012 às 19:29


mais sobre mim
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
25
26

27
28
29
30
31


últ. comentários
Olá , bom dia Eu vivi muitos anos na Austrália e t...
ola, eu vivo em Ponte de Lima, e tenho uma abacate...
Olá Sr. Manuel, eu não tenho um só terreno, tenho ...
Olá,Agora que está a chegar o bom tempo vou concet...
Não percebi da leitura que fiz dos vários artigos ...
Olá, a cinza de madeira é a melhor,não se devem us...
Também por acaso... e após muita insistência local...
Boa tarde, estive pesquisando pois tenho algumas p...
Olá Silvia!Hoje, casualmente, descobri o seu blog....
.Boa tarde;A curuba é mais resistente ao frio do q...
Não se preocupe, o goji é um arbusto dos himalaias...
Parabéns pela sua cordialidade e paciência em divi...
se tiver facebook  adicione-me á sua lista de...
Boa tarde, Ajudou sim, muito obrigado pela dica. Q...
Vivo em portugal, e as mangas ficam super doces as...
olá Catarina, não sei o preço ao kilo, mas que é m...
Olá Cintia, você mora no rio grande do sul certo?C...
Olá Bruno, desculpa estar a responder-te tão tarde...
Olá Paula, isto aqui na minha zona compram-se as g...
A muda é de semente, semeada por si? ou comprou a ...
Boa noite,Estou tentando desenvolver uma muda de ...
Ola boa tarde, gostaria de saber onde comprou as s...
Gostava de saber se já chegou a abrir&nb...
Alguem conhece alguma producao/produtor de goji em...
Oi Silvia, confesso que estou encantada com esta f...
Temos um abacateiro que nasceu duma semente de aba...
Fiquei contente de encontrar este blog pois a info...
Encontrei o seu blog por acaso e estou a gostar mu...
Olá boa tarde..Através de pesquisa encontrei o seu...
olá gostei muito de seu blog gostaria de saber ond...
Obrigada Silvia pelos conselhos.
olá, eu como as bagas frescas, podem pôr-se no iog...
Boa noite a todos se alguém me souber responder ag...
Adoro as manga Palmer sao muito saborosa.Adorei as...
Muito bem fico á espera, está combinado!
Obrigada Sílvia! Daqui a uns tempos venho aqui rel...
olá Marlene, sim pode plantar, o tempo está chuvos...
No Olival Basto (metro Sr. Roubado) há uma loja qu...
Olá Sílvia. Muito obrigada pelo seu comentário.Par...
Olá Marlene, nos solos argilosos não dá, as micro ...
Olá Sílvia. Queria perguntar-lhe em que tipo de so...
Olá Mário, esta variedade comprei-a no viveiro eur...
Boas,tenho imensas framboesas no quintal, mas sao ...
O facto de ser mais rico do que arenoso, é bom, de...
Obrigado Silvia, é sempre interessante ouvir opini...
Olá Fernando, pois...não sei responder-lhe de form...
José eduardo, parece-me, que é excesso de água o p...
Corriola???Isto é uma variedade de castanhas?
Olá Silvia, os meus gojis com ano e meio de vida,...
Silvia muito obrigado pela enformaçã...
pesquisar
 

blogs SAPO


Universidade de Aveiro