Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Ter | 30.10.12

Abóbora gigante

silvia lima

                               Abóbora gigante dificuldade: Fácil a muito fácil

 

 

 

 

 

 

 

                                Abóbora Atlantic Giant (os truques para bom resultado)

 

 

 

Estava eu a comprar as minhas sementes para mais um ano de experiencias, quando me deparo com um pacote de sementes de abóbora Atlantic giant, o pacote parecia conter muitas sementes, era de 3gr, estávamos em Dezembro.Qual a minha surpresa quando abro o pacote a meios de Março e só tinha dentro, sete sementes de abóbora! Mas as sementes eram enormes, nunca tinha visto tal. Das sete só uma germinou e deu frutos.

 

Pesquisei um pouco antes de semear e li que um dos segredos para que a abóbora tenha mais chances de ficar maior, seria a qualidade (raça) da semente e tamanho desta.

É, porque nisto, os canadianos e Estados Unidos são barra nestas coisas, organizam concursos, escrevem livros sobre o assunto, e as sementes da atlantic giant podem chegar aos 13.00$, uma unidade!Isto é coisa levada muito a sério, e um furinho na abóbora leva a uma desqualificação e saída do concurso, por falar nisso a minha filha resolveu que queria provar abóbora e fez um furo para provar um bocadinho, a minha sorte foi que a abóbora cresceu e o buraco fechou deixando uma  cicatriz.

 

Mas como estava a dizer, há produtores que escrevem os seus truques em livros e dão dicas na net e resolvi experimentar para ver se realmente podia acontecer haver no quintal uma abóbora que se destacasse das outras.

Só uma germinou na couvette de esferovite, transplantei-a para uma zona de meia sombra, onde a terra estava com muita matéria orgânica decomposta, mas sem grandes espectativas...

 

Foi então que a rama (ou vinha) começou a crescer e o tamanho das folhas não era normal para uma abóbora comum, então comecei a acreditar que estava perante uma raça diferente.

Vieram as flores e os frutos, deixei crescer só um fruto na vinha e crescia rápido,em 24 horas notava-se a diferença, quando a abóbora atingiu o tamanho de uma melancia comecei a dar potássio, sob forma de húmus líquido, para estimular o crescimento e a engorda, mas em doses muito pequenas, porque muito potássio pode fazer com que a abóbora cresça rápido demais e estoure ou estale a pele, faltou-lhe um truquezinho que mais tarde aprendi que é adicionar um pouco de cálcio perto do pé, seja este sob forma de cal apagada, calcáreo dolomítico (também rico em magnésio)etc.., porque as abóboras precisam de cálcio para o crescimento.Tive de a virar ligeiramente, porque o caule estava a ser asfixiado pela abóbora e quando isto acontece tem que se fazer uma rotação lenta do fruto , porque o caule pode partir ou morrer, mas também morrerá se a abóbora crescer sobre ele.Ele é o cordão umbilical que liga a abóbora ao seu alimento.Por vezes é melhor efectuar a rotação em vários dias, virando um pouco o fruto todos os dias.

 

  Adicionei húmus de minhoca, este também contém algum calcário, que é produzido pelo organismo da própria minhoca, era para comprar mais uma saqueta, pois tinha usado uma nas minhas fruteiras todas (um punhado a cada uma), só que tive uma desilusão, o humus(da siro) estava"traficado" era só sementes de maçã, ou lá o que era, a minha mãe desencorajou-me a comprar e realmente pus-me a pensar, que me ia sair caro esse húmus. Eu não sou uma pessoa exigente nem esquesita, mas acreditem esse húmus é tal e qual como estou a contar. Espero que venham a melhorar a qualidade dele, pois húmus precisa-se e não se encontra, o truque que eu aprendi foi apalpar o saco, se sentirem grãos ou granulado, não comprem pois o húmus é uma matéria fofa tipo terra ou borras de café.

 

Comentários á parte, vou falar de uma das carências que a abóbora sofre que é carência em molibdénio, as folhas ficam amareladas, (atenção que há doenças não relacionadas com esta carencia,como a doença do mosaico, que também provoca o amarelecimento da vinha) ,todas as curcubitáceas necessitam dum aporte de molibdénio (incluídos estão os melões e melancias também) um suplemento de algas marinhas previne a carencia deste mineral e de outros minerais também necessários para a abóbora.

 

Ao fim de uns meses a abóbora tinha crescido tanto que se tornou uma atracção, e alvo de comentários engraçados, houve quem quisesse tirar fotos á abóbora , com a abóbora, para nós habituados a vê-la todos os dias não nos parecia muito grande, não sei qual o peso que terá , mas sei que existem abóboras muito maiores do que esta.Pró ano tentarei com mais uns conhecimentos que se vai tendo, e com a melhoria da qualidade das sementes obter um exemplar que se não for maior ao menos que seja como esta.

 

 10, outubro de 2012

 

 

 

Lá se foi a minha abóbrinha, vieram busca-la para a pesarem e po-la em exposição na escola primária do Carregal em Ovar, lá ficará alguns dias para miúdos e graúdos observarem. A minha intenção principal é incentivar á agricultura e retornar a cultivar .

Tenho de dar os parabéns a esta escola, aos pais, professoras e D.Celeste dado que eu gosto de cultivar, a ideia que tiveram no ano passado da construção de uma horta, foi por sinal muito gira, e contém um pouco de tudo.Na feirinha haverá doces muito bons e outros produtos vários, vale a pena, estará a ajudar a pequena escola do Carregal, os preços são bons,há colares a 0,50€ de missangas.

 

 Não posso continuar este parágrafo sem frisar que a D. Celeste é uma funcionária extraordinária, quem dera que todas as escolas tivessem alguém como ela para tomar conta dos nossos filhos. A D. Celeste pintou a escola sozinha, sim, isso mesmo! Arranjou umas latas de tinta e pintou a escola! Ela lixou os móveis e envernizou-os, é uma senhora com inciativa própria, e com a doçura de uma avó toma conta das crianças com um carinho e paciencia fenomenal. Para angariar dinheiro para a escola teve a ideia de pedir aos pais frutas e frascos e ás 9:00h da manhã, já havia doce de abóbora com nozes e marmelada e um cheirinho a doce pela escola, tudo já em frascos para se fazer uma feira.

Respeitamo-la muito por ser a pessoa que é, e penso que se todas as pessoas nos seus empregos e gabinetes, empregados ou patrões agissem um pouco como ela, sem interesses e com vontade de agir, o nosso país estaria tão bem.

 

Sei que há pessoas que estão nos seus trabalhos e pensam, para que hei-de eu matar-me se ganho o mesmo ao final do mês? Por que hei-de eu fazer mais que o colega ao lado, ou fazer alguma coisa pelos outros? Ninguém dará valor...ou... ninguém me paga para fazer mais...

 Isso é errado, porque estas pessoas incríveis acabam por se tornarem poderosas pelo bem que fazem aos outros.

 

 

 Foi um aparte, mas tinha que ser, é como falar de Ovar e não referir o pão de ló.LoL

 

 

Na foto abaixo D. celeste, sr. cunha, professora Paula cristina e visitantes

 

 

A feira começou dia 30 de Outubro e estará de portas abertas pelo menos até sábado dia 3

 

Na feirinha há doces para todos os gostos e podem aproveitar e ver a abóbora.

 

 

 

Veredicto final:  100    kgs

 

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.