Terça-feira, 30 de Outubro, 2012

                               Abóbora gigante dificuldade: Fácil a muito fácil

 

 

 

 

 

 

 

                                Abóbora Atlantic Giant (os truques para bom resultado)

 

 

 

Estava eu a comprar as minhas sementes para mais um ano de experiencias, quando me deparo com um pacote de sementes de abóbora Atlantic giant, o pacote parecia conter muitas sementes, era de 3gr, estávamos em Dezembro.Qual a minha surpresa quando abro o pacote a meios de Março e só tinha dentro, sete sementes de abóbora! Mas as sementes eram enormes, nunca tinha visto tal. Das sete só uma germinou e deu frutos.

 

Pesquisei um pouco antes de semear e li que um dos segredos para que a abóbora tenha mais chances de ficar maior, seria a qualidade (raça) da semente e tamanho desta.

É, porque nisto, os canadianos e Estados Unidos são barra nestas coisas, organizam concursos, escrevem livros sobre o assunto, e as sementes da atlantic giant podem chegar aos 13.00$, uma unidade!Isto é coisa levada muito a sério, e um furinho na abóbora leva a uma desqualificação e saída do concurso, por falar nisso a minha filha resolveu que queria provar abóbora e fez um furo para provar um bocadinho, a minha sorte foi que a abóbora cresceu e o buraco fechou deixando uma  cicatriz.

 

Mas como estava a dizer, há produtores que escrevem os seus truques em livros e dão dicas na net e resolvi experimentar para ver se realmente podia acontecer haver no quintal uma abóbora que se destacasse das outras.

Só uma germinou na couvette de esferovite, transplantei-a para uma zona de meia sombra, onde a terra estava com muita matéria orgânica decomposta, mas sem grandes espectativas...

 

Foi então que a rama (ou vinha) começou a crescer e o tamanho das folhas não era normal para uma abóbora comum, então comecei a acreditar que estava perante uma raça diferente.

Vieram as flores e os frutos, deixei crescer só um fruto na vinha e crescia rápido,em 24 horas notava-se a diferença, quando a abóbora atingiu o tamanho de uma melancia comecei a dar potássio, sob forma de húmus líquido, para estimular o crescimento e a engorda, mas em doses muito pequenas, porque muito potássio pode fazer com que a abóbora cresça rápido demais e estoure ou estale a pele, faltou-lhe um truquezinho que mais tarde aprendi que é adicionar um pouco de cálcio perto do pé, seja este sob forma de cal apagada, calcáreo dolomítico (também rico em magnésio)etc.., porque as abóboras precisam de cálcio para o crescimento.Tive de a virar ligeiramente, porque o caule estava a ser asfixiado pela abóbora e quando isto acontece tem que se fazer uma rotação lenta do fruto , porque o caule pode partir ou morrer, mas também morrerá se a abóbora crescer sobre ele.Ele é o cordão umbilical que liga a abóbora ao seu alimento.Por vezes é melhor efectuar a rotação em vários dias, virando um pouco o fruto todos os dias.

 

  Adicionei húmus de minhoca, este também contém algum calcário, que é produzido pelo organismo da própria minhoca, era para comprar mais uma saqueta, pois tinha usado uma nas minhas fruteiras todas (um punhado a cada uma), só que tive uma desilusão, o humus(da siro) estava"traficado" era só sementes de maçã, ou lá o que era, a minha mãe desencorajou-me a comprar e realmente pus-me a pensar, que me ia sair caro esse húmus. Eu não sou uma pessoa exigente nem esquesita, mas acreditem esse húmus é tal e qual como estou a contar. Espero que venham a melhorar a qualidade dele, pois húmus precisa-se e não se encontra, o truque que eu aprendi foi apalpar o saco, se sentirem grãos ou granulado, não comprem pois o húmus é uma matéria fofa tipo terra ou borras de café.

 

Comentários á parte, vou falar de uma das carências que a abóbora sofre que é carência em molibdénio, as folhas ficam amareladas, (atenção que há doenças não relacionadas com esta carencia,como a doença do mosaico, que também provoca o amarelecimento da vinha) ,todas as curcubitáceas necessitam dum aporte de molibdénio (incluídos estão os melões e melancias também) um suplemento de algas marinhas previne a carencia deste mineral e de outros minerais também necessários para a abóbora.

 

Ao fim de uns meses a abóbora tinha crescido tanto que se tornou uma atracção, e alvo de comentários engraçados, houve quem quisesse tirar fotos á abóbora , com a abóbora, para nós habituados a vê-la todos os dias não nos parecia muito grande, não sei qual o peso que terá , mas sei que existem abóboras muito maiores do que esta.Pró ano tentarei com mais uns conhecimentos que se vai tendo, e com a melhoria da qualidade das sementes obter um exemplar que se não for maior ao menos que seja como esta.

 

 10, outubro de 2012

 

 

 

Lá se foi a minha abóbrinha, vieram busca-la para a pesarem e po-la em exposição na escola primária do Carregal em Ovar, lá ficará alguns dias para miúdos e graúdos observarem. A minha intenção principal é incentivar á agricultura e retornar a cultivar .

Tenho de dar os parabéns a esta escola, aos pais, professoras e D.Celeste dado que eu gosto de cultivar, a ideia que tiveram no ano passado da construção de uma horta, foi por sinal muito gira, e contém um pouco de tudo.Na feirinha haverá doces muito bons e outros produtos vários, vale a pena, estará a ajudar a pequena escola do Carregal, os preços são bons,há colares a 0,50€ de missangas.

 

 Não posso continuar este parágrafo sem frisar que a D. Celeste é uma funcionária extraordinária, quem dera que todas as escolas tivessem alguém como ela para tomar conta dos nossos filhos. A D. Celeste pintou a escola sozinha, sim, isso mesmo! Arranjou umas latas de tinta e pintou a escola! Ela lixou os móveis e envernizou-os, é uma senhora com inciativa própria, e com a doçura de uma avó toma conta das crianças com um carinho e paciencia fenomenal. Para angariar dinheiro para a escola teve a ideia de pedir aos pais frutas e frascos e ás 9:00h da manhã, já havia doce de abóbora com nozes e marmelada e um cheirinho a doce pela escola, tudo já em frascos para se fazer uma feira.

Respeitamo-la muito por ser a pessoa que é, e penso que se todas as pessoas nos seus empregos e gabinetes, empregados ou patrões agissem um pouco como ela, sem interesses e com vontade de agir, o nosso país estaria tão bem.

 

Sei que há pessoas que estão nos seus trabalhos e pensam, para que hei-de eu matar-me se ganho o mesmo ao final do mês? Por que hei-de eu fazer mais que o colega ao lado, ou fazer alguma coisa pelos outros? Ninguém dará valor...ou... ninguém me paga para fazer mais...

 Isso é errado, porque estas pessoas incríveis acabam por se tornarem poderosas pelo bem que fazem aos outros.

 

 

 Foi um aparte, mas tinha que ser, é como falar de Ovar e não referir o pão de ló.LoL

 

 

Na foto abaixo D. celeste, sr. cunha, professora Paula cristina e visitantes

 

 

A feira começou dia 30 de Outubro e estará de portas abertas pelo menos até sábado dia 3

 

Na feirinha há doces para todos os gostos e podem aproveitar e ver a abóbora.

 

 

 

Veredicto final:  100    kgs

 

 

 

 

 

 

publicado por silvia lima às 11:30
 O que é? |  O que é? | favorito

Boa noite.Gostei muito de ler o seu testemunho.Sou de Coimbra e queria saber se me pode ceder ou vender umas sementes dessa abóbora para a minha pequena horta biológica da família?
humberto_ventura@sapo.pt

Obrigado
Humberto a 3 de Novembro de 2012 às 00:03


Boa noite,

Caso seja possível ceder ou comprar algumas dessas sementes, também estou interessado para a minha horta familiar.

Muito obrigado.
SVM a 6 de Novembro de 2012 às 21:29

sim, com todo o gosto, a abóbora ainda não foi aberta, está em exposição, quando chegar a altura(meios de Dezembro) postarei aqui no blog, é que a abóbora vai ser vendida ás fatias a quem quiser comprar prós bilharacos,filhoses etc...na escola do Carregal e o valor reverte para a escola, só terei acesso ás sementes nessa altura.
silvia lima a 7 de Novembro de 2012 às 11:41

Gostava de saber se já chegou a abrir a sua abóbora e se vai vender algumas das imensas sementes que deve conter :)
joni a 20 de Janeiro de 2014 às 18:14


mais sobre mim
Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

3
4
5

7
8
10
11
12
13

14
15
16
17
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
31


últ. comentários
Olá , bom dia Eu vivi muitos anos na Austrália e t...
ola, eu vivo em Ponte de Lima, e tenho uma abacate...
Olá Sr. Manuel, eu não tenho um só terreno, tenho ...
Olá,Agora que está a chegar o bom tempo vou concet...
Não percebi da leitura que fiz dos vários artigos ...
Olá, a cinza de madeira é a melhor,não se devem us...
Também por acaso... e após muita insistência local...
Boa tarde, estive pesquisando pois tenho algumas p...
Olá Silvia!Hoje, casualmente, descobri o seu blog....
.Boa tarde;A curuba é mais resistente ao frio do q...
Não se preocupe, o goji é um arbusto dos himalaias...
Parabéns pela sua cordialidade e paciência em divi...
se tiver facebook  adicione-me á sua lista de...
Boa tarde, Ajudou sim, muito obrigado pela dica. Q...
Vivo em portugal, e as mangas ficam super doces as...
olá Catarina, não sei o preço ao kilo, mas que é m...
Olá Cintia, você mora no rio grande do sul certo?C...
Olá Bruno, desculpa estar a responder-te tão tarde...
Olá Paula, isto aqui na minha zona compram-se as g...
A muda é de semente, semeada por si? ou comprou a ...
Boa noite,Estou tentando desenvolver uma muda de ...
Ola boa tarde, gostaria de saber onde comprou as s...
Gostava de saber se já chegou a abrir&nb...
Alguem conhece alguma producao/produtor de goji em...
Oi Silvia, confesso que estou encantada com esta f...
Temos um abacateiro que nasceu duma semente de aba...
Fiquei contente de encontrar este blog pois a info...
Encontrei o seu blog por acaso e estou a gostar mu...
Olá boa tarde..Através de pesquisa encontrei o seu...
olá gostei muito de seu blog gostaria de saber ond...
Obrigada Silvia pelos conselhos.
olá, eu como as bagas frescas, podem pôr-se no iog...
Boa noite a todos se alguém me souber responder ag...
Adoro as manga Palmer sao muito saborosa.Adorei as...
Muito bem fico á espera, está combinado!
Obrigada Sílvia! Daqui a uns tempos venho aqui rel...
olá Marlene, sim pode plantar, o tempo está chuvos...
No Olival Basto (metro Sr. Roubado) há uma loja qu...
Olá Sílvia. Muito obrigada pelo seu comentário.Par...
Olá Marlene, nos solos argilosos não dá, as micro ...
Olá Sílvia. Queria perguntar-lhe em que tipo de so...
Olá Mário, esta variedade comprei-a no viveiro eur...
Boas,tenho imensas framboesas no quintal, mas sao ...
O facto de ser mais rico do que arenoso, é bom, de...
Obrigado Silvia, é sempre interessante ouvir opini...
Olá Fernando, pois...não sei responder-lhe de form...
José eduardo, parece-me, que é excesso de água o p...
Corriola???Isto é uma variedade de castanhas?
Olá Silvia, os meus gojis com ano e meio de vida,...
Silvia muito obrigado pela enformaçã...
pesquisar
 

blogs SAPO


Universidade de Aveiro