Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Dom | 02.10.11

goji berries: a colheita

silvia lima

 

 

Primeira colheita de bagas goji e benefícios para a saúde

 

 

 O  arbusto goji cresceu a olhos vistos, não tinha nem um palmo no mês de Março e agora os ramos têm dois metros e alguns mais.

 Muito se fala da sementeira das bagas, cada baga pode gerar mais do que vinte pés de goji, o truque estará no ph do solo que tem de ser muito alcalino na sementeira (adicionar cal (própria*) na sementeira, dependendo do solo que se tenha).

Pois é, muito se fala da germinação mas não do pós-sementeira, por isso vou contar a minha própria experiência. O arbusto que eu adquiri tinha na certa já dois anos, mesmo assim era pequenito, porque nos dois primeiros anos o arbusto é frágil e leeeento a crescer. O goji não gosta muito de água, mesmo! se regarmos muito ele começa a apodrecer, isso é muito importante, por vezes faz-me lembrar um cacto de aloé vera.

Gosta de humus de minhoca ou de um bom estrume curtido com cerca de 5-6 meses, mas inserido num solo arenoso.

Para quem já tiver arbustos, na altura da poda pode estacar uns ramitos da poda do arbusto que dali darão mais arbustos, é como as roseiras.

Este ano vou podar o meu arbusto, pois já deitou ramos e expandiu-se para todo o lado, pego numa caixa de esferovite não alveolado e ali farei a estacagem, o engraçado é que não se tem de esperar dois ou três anos para darem, como a estaca é de um arbusto com dois anos para o ano estará já a produzir.

 

 

 

 

 

 

foto da primeira baga goji do ano

 

 

 

Após cessarem as últimas geadas aguarda-se cerca de 24 semanas até haver as primeiras florações, por volta do mês de agosto, primeiro nasce um botão verde transforma-se numa florzinha roxa muito bonita ela murcha e atrás da flor é que nascerá a baga, entretanto a flor cai e vê-se novamente uma bolinha verde que vai crescendo mas  desta vez ficará laranja e depois vermelha,e está pronta a comer,  esse processo demora semanas.A apanha do fruto é mês de setembro e Outrubro.

 

A planta necessita de fósforo na pré-floração e potássio para dar o sabor doce á fruta , o estrume de coelho é mais rico nesses dois componentes entre outros do que o estrume de cavalo, galináceos, porco ou vaca,  pedir por vezes a quem tem até dá jeito a quem tem os coelhos, no brasil esse estrume é facil encontrar e custa uma média de 1.50€-2.00€, um saco com cerca de 45l-50litros. Os produtores de carne de coelho em portugal bem podiam ensacar o estrume e fazer uma segunda fonte de rendimento como os brasileiros.

 

 

Benefícios das bagas goji

 

*Bébés de grávidas que tomaram pequenas porçoes de goji, os médicos repararam que tinham um cordão umbilical mais grosso com melhor irrigação sanguínea e um bom peso, também eram mais saudáveis.

 

*É um coadjuvante na luta contra o cancro, fonte riquíssima de vitaminas e devido a substancias presentes reduz os efeitos secundários dos tratamentos anticancerígenos da quimioterapia e radioterapia.

 

 *Ajuda nos casos de fadiga

 

*Ameniza os enjoos das grávidas

 

*Retarda o envelhecimento celular

 

* Reduz o colesterol

 

* E muitos outros benefícios ...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*A cal tem de ser agrícola, se for cal viva usada em estuques e trolharia ao contacto com a água ela ferve, fica em pedra e pode queimar as plantas

24 comentários

Comentar post

Pág. 1/2