Domingo, 02 de Outubro, 2011

 

 

Primeira colheita de bagas goji e benefícios para a saúde

 

 

 O  arbusto goji cresceu a olhos vistos, não tinha nem um palmo no mês de Março e agora os ramos têm dois metros e alguns mais.

 Muito se fala da sementeira das bagas, cada baga pode gerar mais do que vinte pés de goji, o truque estará no ph do solo que tem de ser muito alcalino na sementeira (adicionar cal (própria*) na sementeira, dependendo do solo que se tenha).

Pois é, muito se fala da germinação mas não do pós-sementeira, por isso vou contar a minha própria experiência. O arbusto que eu adquiri tinha na certa já dois anos, mesmo assim era pequenito, porque nos dois primeiros anos o arbusto é frágil e leeeento a crescer. O goji não gosta muito de água, mesmo! se regarmos muito ele começa a apodrecer, isso é muito importante, por vezes faz-me lembrar um cacto de aloé vera.

Gosta de humus de minhoca ou de um bom estrume curtido com cerca de 5-6 meses, mas inserido num solo arenoso.

Para quem já tiver arbustos, na altura da poda pode estacar uns ramitos da poda do arbusto que dali darão mais arbustos, é como as roseiras.

Este ano vou podar o meu arbusto, pois já deitou ramos e expandiu-se para todo o lado, pego numa caixa de esferovite não alveolado e ali farei a estacagem, o engraçado é que não se tem de esperar dois ou três anos para darem, como a estaca é de um arbusto com dois anos para o ano estará já a produzir.

 

 

 

 

 

 

foto da primeira baga goji do ano

 

 

 

Após cessarem as últimas geadas aguarda-se cerca de 24 semanas até haver as primeiras florações, por volta do mês de agosto, primeiro nasce um botão verde transforma-se numa florzinha roxa muito bonita ela murcha e atrás da flor é que nascerá a baga, entretanto a flor cai e vê-se novamente uma bolinha verde que vai crescendo mas  desta vez ficará laranja e depois vermelha,e está pronta a comer,  esse processo demora semanas.A apanha do fruto é mês de setembro e Outrubro.

 

A planta necessita de fósforo na pré-floração e potássio para dar o sabor doce á fruta , o estrume de coelho é mais rico nesses dois componentes entre outros do que o estrume de cavalo, galináceos, porco ou vaca,  pedir por vezes a quem tem até dá jeito a quem tem os coelhos, no brasil esse estrume é facil encontrar e custa uma média de 1.50€-2.00€, um saco com cerca de 45l-50litros. Os produtores de carne de coelho em portugal bem podiam ensacar o estrume e fazer uma segunda fonte de rendimento como os brasileiros.

 

 

Benefícios das bagas goji

 

*Bébés de grávidas que tomaram pequenas porçoes de goji, os médicos repararam que tinham um cordão umbilical mais grosso com melhor irrigação sanguínea e um bom peso, também eram mais saudáveis.

 

*É um coadjuvante na luta contra o cancro, fonte riquíssima de vitaminas e devido a substancias presentes reduz os efeitos secundários dos tratamentos anticancerígenos da quimioterapia e radioterapia.

 

 *Ajuda nos casos de fadiga

 

*Ameniza os enjoos das grávidas

 

*Retarda o envelhecimento celular

 

* Reduz o colesterol

 

* E muitos outros benefícios ...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*A cal tem de ser agrícola, se for cal viva usada em estuques e trolharia ao contacto com a água ela ferve, fica em pedra e pode queimar as plantas

publicado por silvia lima às 22:13
 O que é? |  O que é? | favorito


Boa tarde,

Li o seu post que achei bastante interessante, contudo agradeço se possível a sua opinião.
Possuo alguns terrenos para cultivo e estou interessado em cultivar as bagas de goji, no entanto disponho de pouca informação sobre a cultura e sobretudo de possíveis clientes compradores.
Pode dar-me algum tipo de ajuda?
João Costa a 6 de Março de 2013 às 17:18

Olá, se se quiser aventurar no cultivo dos gojis a primeira coisa a fazer é uma análise á terra para saber o pH do solo e a densidade do solo, se é muito compacto e precisa de adicionar alguma coisa á terra ou se é arenoso e tem de adicionar matéria orgânica.
Fazer furo, poço ou outro...
o sistema de rega no caso dos gojis é muito simples e a planta em si é muito pouco exigente aguentando temperaturas extremamente frias e calor intenso.
Quanto a compradores, não falta no mercado marcas a quem se pode associar.
se quiser ter o seu produto valorizado, cultive biologicamente, existem entidades que dão certificado biológico e o seu produto valerá muito mais.
O goji multiplica-se muito bem, até por mergulhia
o que faz com que não precise de comprar muitas mudas para expandir o seu negócio
Força, já tem o principal que é a terra!
silvia lima a 11 de Março de 2013 às 16:50

Olá. Boa tarde.
Já comprei um saco de bagas e já as semeei. Já estão a germinar.
Se isto correr bem, estava a pensar analisar o mercado e tentar arranjar possíveis compradores para as bagas. não sei quem posso arranjar para comprar. tem alguma ideia?
já agora, tem ideia quantos anos duram os arbustos na sua normal produção?
obrigado. cumprimentos
Samuel Reis a 10 de Abril de 2013 às 16:15

Para se iniciar o melhor é juntar-se com algum grande produtor, ou produzir para uma marca existente, mas ainda vai levar algum tempo dado ainda estar nessa fase, pelo menos entre três a cinco anos, para ter as árvores desenvolvidas e a produzir certinho.
silvia lima a 12 de Abril de 2013 às 09:50

estou com a semente para plantar mas queria saber se tem algum produtor aqui perto de sorocaba pra eu poder ver como se faz ,tenho um ht de terra uo seja 10 mil metros para plantio goji barry
jose marques a 12 de Julho de 2013 às 23:55

boa noite, tenho o arbusto goji com flor a cair e vejo que cai a flor e o ramo da flor tambem cai, sabe o porque isto acontece? Assim nao nasce nada......Aguardo o seu comentario. Obrigado
alexandre a 19 de Agosto de 2013 às 21:31

Parece, pela descrição que faz, que o goji apanhou algum fungo através da raiz, os fungos levam ao apodrecimento das flores, frutos e  caules inteiros por vezes.Normalmente isso é causado por excesso de rega, os gojis não precisam mais do que duas regas por semana, na terra.Em vaso dia sim, dia não sem nunca encharcar, só molhar um pouco e o vaso tem de estar á sombra.O goji faz parte da "família" de plantas que não gosta de muitos mimos.
silvia lima a 22 de Agosto de 2013 às 17:39

Tenho um goji k da muitasflores mas nenhum vinga alguem me pode dizer porke sera
alberto a 10 de Setembro de 2013 às 20:53

olá Alberto, não sei há quanto tempo tem o goji , a mim no primeiro ano não tive frutos só algumas flores, eu nem sabia em que mês dava floração, no segundo ano como sabia que era em Agosto-Setembro , dei fósforo em julho e Agosto , e  o potássio apartir de agosto .Cuidado com excesso de regas em pleno agosto , este ano quase nunca reguei os gojis e eles estão melhores do que no ano passado!
silvia lima a 16 de Setembro de 2013 às 14:12

Silvia muito obrigado pela enformação se estiver enteressada em trcr fotos dos gojis por facebook o meu face é alberto almeida e a foto tem uma casa e uma rosa obrigada
alberto a 18 de Setembro de 2013 às 01:59

Olá Silvia, os meus gojis com ano e meio de  vida, estão a dar bagas vermelhas e docinhas. Porém, muitos exemplares perdem a folha depois desta ganhar manchas escuras. Nos casos mais extremos, ramos inteiros secam. Falta de água não deve ser, já que estava a regar dia sim, dia não. Não sei se será fungo ou se será alguma carência na terra. O que é certo é que os mesmos sintomas já parte delas tiveram no 1o ano, quando ainda estavam em vaso (com terra boa, supostamente sem carências).
Curiosamente, o ph do solo indica que este é ácido e mesmo assim houve frutificação saborosa.
José Eduardo a 19 de Setembro de 2013 às 15:59

José eduardo, parece-me, que é excesso de água o problema, nós cá em casa regamos muito raramente os gojis, lembre-se que de onde eles são originários, passam o verão inteiro sem uma gota de chuva nas montanhas e planícies, posso mesmo dizer-lhe que em nossa casa estão em solo de areia branca, onde a água não pára, some-se toda.

Ao que me parece deve ser uma doença criptogâmica provocada por fungos, o tempo quente aliado a regas frequentes favorizam os fungos, que não são mais do que minusculos cogumelos, invisíveis a olho nu, pensamos que devemos regar mais porque as folhas começam a secar, ou têm manchas negras, as antracnoses começam pelas folhas,ponteiros caules e as plantas morrem por completo.

As boas práticas culturais devem ser em qualquer cultura, não haver excesso de água no verão ou primavera quente, não regar por aspersão(como se estivessemos a regar a relva), deve ser sempre no pé.
Ter cuidado com a adubação nitrogenada, o nitrogenio pode provocar quebras na productividade, aumento de parasitas nas folhas(pulgões),etc...
Ter um adubo natural rico em aminoácidos e bactérias boas, á base de algas marinhas e usa-lo na altura precisa, este tipo de adubo ajuda a planta a ficar mais forte e assim vencer as doenças.
Usar um  suplemento de ferro na primavera para todas as árvores de fruto e plantas.Plantas e fruteiras em solos pesados, solos com um ph um pouco alto podem precisar deste suplemento.

Espero ter ajudado
silvia lima a 27 de Setembro de 2013 às 11:39

Obrigado Silvia, é sempre interessante ouvir opiniões de quem tem a mesma cultura. Por acaso é da região de Aveiro? (... devido ao solo arenoso)
Quanto à causa dos fungos, pode realmente ser água a mais. Entretanto já tinha reduzido para de 3 em 3 dias. Agora que as chuvas outonais começaram, já não há nada a fazer, a não ser tentar melhorar a qualidade do solo, que neste caso é tudo menos arenoso.


Cumprimentos,
Eduardo

O facto de ser mais rico do que arenoso, é bom, desde que não seja argiloso, é verdade que no solo de areia não me preocupo tanto com os morangos, framboesas, gojis etc...em algumas culturas tenho que colocar composto uma vez por ano e nos morangos 2 vezes por ano por a terra ser pobre.

A areia não deixa a água estagnar o que é bom para estas culturas, se por acaso achar que o seu solo deixa estagnar a água coloque sulfato de ferro, eu comprei a meias com outra pessoa um saco de vários quilos , coloquei na primavera e depois neste mês, no meu medronheiro e na minha feijoa que estão num terreno argiloso e funcionou, tinham pintas pretas e descoloração e agora já parecem outros, desapareceu a doença e carência que tinha
silvia lima a 27 de Setembro de 2013 às 12:17

Boa noite a todos se alguém me souber responder agradeço imenso. Tenho algumas plantas que já deram fruto este ano, para minha surpresa pois só os plantei em Maio. Mas como é que as secamos? Experimentei ao sol, na sombra, e até com um desidratador de alimentos e acabaram por apodrecer todos... Pensei em comê-las frescas mas não têm um sabor muito agradável, será que é a falta de estrume?

Ajudem-me por favor. Obrigada.

 
Ana a 24 de Outubro de 2013 às 00:07

olá, eu como as bagas frescas, podem pôr-se no iogurte,etc ... são amargas por natureza, secas tornam-se mais doces. Quanto ao adubo/estrume, é sabido que o potássio letra k dos adubos N-P-K , torna a fruta mais doce, mas o goji tem sabor mais acre quando fresco.
Nunca desidratei, há quem desidrate no forno convencional, mas secar ao sol/sombra como as uvas passas e figos também dá, porque o goji é mais pequenino, coloque uma rede mosquiteira por cima

Obrigada Silvia pelos conselhos.
Anónimo a 24 de Outubro de 2013 às 15:01

Oi Silvia, confesso que estou encantada com esta frutinha maravilhosa, estou a ponto de sair correndo até o celeiro mais próximo e comprar algumas bagas desidratadas e me aventurar no plantio agora mesmo...pois R$ 222,00 o quilo é pra matar!!!!Porém meu espaço é limitado e gostaria de cultivar em vaso mesmo, no quintal de casa, moro no interior do RS e o verão é MUITO quente e o inverno MUITO frio. Qual a melhor época para fazer o plantio? aquela terra preta que se compra em sacos serve? preciso de algo mais? Desculpa pela simplicidade das perguntas mas estou buscando informações para fazer o cultivo da melhor forma possível e esse blog foi o que me passou mais segurança. Obrigada
cintia dresch a 11 de Dezembro de 2013 às 12:14

Olá Cintia, você mora no rio grande do sul certo?
Clima muito bom para os gojis e morangos, aliás essa zona é uma das raras zonas em que é possível plantar frutos vermelhos no Brasil, é que todo o mundo(europa etc...) pensa que o brasil é quente por todo o lado e todo o ano, mas o sul do brasil não é.
No ano passado chegou mesmo a nevar no brasil.Se fosse a Cintia semeava já umas sementes de goji e deixava-as cobertas quando viesse o inverno com plático, ou então aguardava pela primavera, o segredo está em nunca encharcar a mudinha recém -nascida.Espero ter ajudado em alguma coisa
silvia lima a 24 de Janeiro de 2014 às 12:41


mais sobre mim
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


últ. comentários
Olá , bom dia Eu vivi muitos anos na Austrália e t...
ola, eu vivo em Ponte de Lima, e tenho uma abacate...
Olá Sr. Manuel, eu não tenho um só terreno, tenho ...
Olá,Agora que está a chegar o bom tempo vou concet...
Não percebi da leitura que fiz dos vários artigos ...
Olá, a cinza de madeira é a melhor,não se devem us...
Também por acaso... e após muita insistência local...
Boa tarde, estive pesquisando pois tenho algumas p...
Olá Silvia!Hoje, casualmente, descobri o seu blog....
.Boa tarde;A curuba é mais resistente ao frio do q...
Não se preocupe, o goji é um arbusto dos himalaias...
Parabéns pela sua cordialidade e paciência em divi...
se tiver facebook  adicione-me á sua lista de...
Boa tarde, Ajudou sim, muito obrigado pela dica. Q...
Vivo em portugal, e as mangas ficam super doces as...
olá Catarina, não sei o preço ao kilo, mas que é m...
Olá Cintia, você mora no rio grande do sul certo?C...
Olá Bruno, desculpa estar a responder-te tão tarde...
Olá Paula, isto aqui na minha zona compram-se as g...
A muda é de semente, semeada por si? ou comprou a ...
Boa noite,Estou tentando desenvolver uma muda de ...
Ola boa tarde, gostaria de saber onde comprou as s...
Gostava de saber se já chegou a abrir&nb...
Alguem conhece alguma producao/produtor de goji em...
Oi Silvia, confesso que estou encantada com esta f...
Temos um abacateiro que nasceu duma semente de aba...
Fiquei contente de encontrar este blog pois a info...
Encontrei o seu blog por acaso e estou a gostar mu...
Olá boa tarde..Através de pesquisa encontrei o seu...
olá gostei muito de seu blog gostaria de saber ond...
Obrigada Silvia pelos conselhos.
olá, eu como as bagas frescas, podem pôr-se no iog...
Boa noite a todos se alguém me souber responder ag...
Adoro as manga Palmer sao muito saborosa.Adorei as...
Muito bem fico á espera, está combinado!
Obrigada Sílvia! Daqui a uns tempos venho aqui rel...
olá Marlene, sim pode plantar, o tempo está chuvos...
No Olival Basto (metro Sr. Roubado) há uma loja qu...
Olá Sílvia. Muito obrigada pelo seu comentário.Par...
Olá Marlene, nos solos argilosos não dá, as micro ...
Olá Sílvia. Queria perguntar-lhe em que tipo de so...
Olá Mário, esta variedade comprei-a no viveiro eur...
Boas,tenho imensas framboesas no quintal, mas sao ...
O facto de ser mais rico do que arenoso, é bom, de...
Obrigado Silvia, é sempre interessante ouvir opini...
Olá Fernando, pois...não sei responder-lhe de form...
José eduardo, parece-me, que é excesso de água o p...
Corriola???Isto é uma variedade de castanhas?
Olá Silvia, os meus gojis com ano e meio de vida,...
Silvia muito obrigado pela enformaçã...
pesquisar
 

blogs SAPO


Universidade de Aveiro