Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Seg | 29.08.11

Morangos Camarosa dificuldade: Moderada

silvia lima

                                         Produzir morangos Biológicos

 

 Este ano experimentei o cultivo de morangos Camarosa, é uma qualidade que se adapta ao clima português, dá-se bem com o calor típico do verão português.

 O tamanho do morango é grande e tem aquela forma típica quase quadrada nos exemplares maiores, é um morango firme, o sabor é médio, é açucarado, mas não muito.

 Esta variedade de dias curtos (março a julho), é não remontante dá uma produção única de quatro meses em média, abundante.

 

 

 

 

Experimentei a palhagem, para evitar as ervas daninhas, mas o que acontece é que as lesmas e caracois escondem-se debaixo da palha e atacam os morangos, e as ervas acabam por nascer mais tarde ou mais cedo, talvez resulte mais com casca de pinheiro, e claro com o plástico preto.

 

 

 

 

 

Morangueiro Camarosa (pormenor)

 

 

 Apartir do fim de julho, esta variedade começa a emitir estolões que geram mais morangueiros novos, até ao Outono.

Setembro é um mês bom para preparar a terra, inserir estrume para plantar novos morangueiros, é como dizem as pessoas mais velhas: preparar a cama.Trinta dias após o plantio pode-se colocar adubo só á base de fósforo para o sistema radicular do morangueiro, colocar estrume ou adubo nitrogenado muito tarde não convém, pois atrasa a dormência do morangueiro.

Nós aqui em casa usamos estrume de coelho para fortalecer todas as culturas,(temos um vizinho que nos arranja estrume de galinhas de vez em quando) mas sobretudo nos morangueiros, porque o morangueiro é exigente em estrume, mas este  tem de estar bem decomposto ou ser colocado no local defenitivo a plantar com antecedencia.

 

 A intrudução de estrumes decompostos de animais , restos da cozinha como casca de bananas,vegetais, café etc..., faz com que se evite a necessidade do uso de adubos artificiais, o estrume dá resistencia ao morangueiro contra as pragas. 

 

                                   A necessidade de controlo de infestantes

 

 O morango é muito achacado a infestantes e doenças, para quem quiser usar produtos biológicos, pode dar a calda bordalesa no mês de março antes do morangueiro dar flor, de preferencia num dia sem chuva.

 Para quem não sabe a calda bordalesa é cal e cobre, por isso é usada em agricultura biológica, outros produtos usados em agricultura biológica são o óleo de neem entre outros.

alguns insectos são nossos aliados na luta contra os infestantes, as joaninhas por exemplo, elas atacam os pulgões, ter uma casinha de madeira no quintal para que elas possam se refugiar lá é uma mais valia.

 

 

 

 

.

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.