Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Casinha da horta

Blog sobre cultivo, pecuária, culinária etc...Biológico

Ter | 30.07.13

Fruteiras de frutos secos

silvia lima

Aqui apresento as minhas fruteiras plantadas em novembro-dezembro de 2012

 

 

 

 

São elas as amendoeiras, tenho duas, que estão lindas, este meu terreno é argiloso e elas deram-se muito bem, porque o solo argiloso é bom para algumas culturas, as amendoeiras pareciam chorões, seus ramos pendem de tanto crescer. As que tenho são a FERRAGNES e a FERRADUEL.

 

 

                                                                                    

Aveleiras

 

As aveleiras, polinizáveis entre si que tenho, são duas, uma é ENNIS e a outra NEGRETA, o único problema que tive com elas foi uma valente praga de pulgões resolvida com calda de sabão potássico.As folhas estão feias e enegrecidas.

 

 

Castanheiros

 

Os castanheiros tenho quatro e são MARTAÍNHA, vieram através de um amigo que as trouxe de penedono,são grandes castanhas, mas por vezes têm boneca, não sei se é assim a expressão, mas a boneca quer dizer que o ouriço está grande, mas não tem castanhas lá dentro, encontra-se vazio, é um castanheiro um pouco falso. Os próximos a comprar serão corriola,produção muito boa, pode-se sempre contar com castanhas, o sabor é espectacular, o problema é que é tão grande a castanha que a camisa fica á mostra, o que faz com que não se conserve, mas não há outra castanha melhor para assar do que esta que abre. Também se deram muito bem no meu "barreiro".

 

 árvores não autoférteis e autoférteis

 

Para começar comprei duas de cada exemplar polinizáveis entre si no caso das amendoeiras e aveleiras, pegaram muito bem , três meses depois de as plantar coloquei um pouco de sulfato ferroso, que são umas bolinhas que se colocam na terra, 1 kg ronda os 1,69€, nos hipermercados, mas o melhor é comprarem numa cooperativa agricola, ronda os 0,35 €/kilo  se comprarem um saco dos grandes(50kg)e um pouco de húmus de minhoca.

 

Nogueiras tenho por enquanto duas comuns a crescer, que se deram muito bem, este ano lá para novembro irei comprar uma ou duas enxertadas, talvez FRANQUETTE, e familiares ofereceram mais umas mudas, tenho é que ir busca-las quando o calor passar, para serem transplantadas.Um tio meu falou-me bem da nogueira lara, vou aprofundar a minha pesquisa antes de comprar.

 

Esta secção de fruteiras de frutos secos vai ser ampliada, já que o solo permite que alguma coisa se plante lá a este nível.

 

Tenho várias cerejeiras desde algumas raças de bigarreaux, variadas, burlat, napoleon etc.. até lisboetas precoces, que acho melhor falar delas (cerejas) num capítulo dedicado só a elas e aos amantes de cerejeiras, que também é uma das minhas febres!

 

Tenho citrinos, laranjeiras de umbigo,laranj. moscatel, tangerinas satsuma, tangerinas mandarinas, preciso de abrir uma secção só para estas, porque há variedades sem pevides interessantes, qualidades particulares e truques engraçados que tenho aprendido.Estas ainda estão muito pequeninas.

2 comentários

Comentar post